window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Embraer oferecerá Wi-Fi de alta velocidade instalado de fábrica nos jatos E-Jet E2

Divulgação – Embraer

A Embraer anunciou a conclusão de um acordo com a Intelsat para a instalação de seu sistema de conectividade de alta velocidade a bordo dos E-Jets E2 durante o processo de fabricação das aeronaves.

Este sistema promete oferecer velocidades de transmissão de até 275 Mbps, proporcionando aos ageiros uma experiência de streaming e navegação semelhante àquela que desfrutam em redes domésticas, mesmo durante o voo.

O sistema da Intelsat é o primeiro a utilizar uma antena de banda com orientação eletrônica, também conhecida como ESA (Electronic Scanning Antenna), em um satélite multiórbita.

Para os ageiros, isso significa uma cobertura mais ampla, com transmissão mais veloz e maior confiabilidade. A antena ESA estará disponível para instalação na linha de montagem até o final deste ano e será oferecida como opcional aos clientes.

Rob Baird, Diretor de Programas da Intelsat, destacou: “A Intelsat está oferecendo o primeiro sistema de conectividade a bordo via satélite multiórbita, que será instalado já na fábrica da Embraer. Isso permitirá que os ageiros tenham conectividade confiável e fluida assim que a aeronave entrar em serviço.”

Ele acrescentou que os ageiros dos jatos E2 poderão aproveitar em voo o mesmo o à internet de alta velocidade que já desfrutam em casa, graças à ampla cobertura e à baixa latência.

Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial, também comentou sobre a importância dessa colaboração: “A instalação da conectividade com banda com orientação eletrônica da Intelsat, já na fábrica e antes da entrega da aeronave, é um bom exemplo de como estamos facilitando a oferta de uma experiência aprimorada, tanto para nossos clientes quanto para os ageiros. Oferecer conectividade confiável e de alta velocidade é uma oportunidade fundamental para melhorar significativamente a experiência a bordo.”

A rede de satélites LEO (Low Earth Orbit) da Intelsat oferece baixa latência, o que se refere ao atraso entre o envio e o recebimento de dados, e cobre todo o planeta, incluindo regiões polares. Já a rede GEO (Geostationary) é ideal para áreas mais densamente povoadas, como grandes cidades.

A antena de banda com orientação eletrônica tem um design leve e compacto, com menos de 3 polegadas de altura, gerando menos arrasto em comparação com outros modelos. Isso contribui para a redução do consumo de combustível, alinhando-se ao compromisso da Embraer com a sustentabilidade do E2.

A Intelsat, sediada em McLean, EUA, opera a maior rede integrada de satélites e infraestrutura terrestre do mundo, sendo um fornecedor líder de produtos e serviços de conectividade a bordo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias