window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Embraer Phenom sofre falha elétrica total em voo e conta com ajuda de controladora e outro avião

Divulgação – Embraer

Uma aeronave Embraer Phenom 300 ou por uma emergência no Texas e conseguiu pousar após um trabalho em equipe entre a controladora de tráfego aéreo e outros pilotos.

O jato executivo, de matrícula N301AS, da Airshare — uma empresa de compartilhamento de aeronaves nos EUA —, estava voando de Raleigh-Durham, na Carolina do Norte, para College Station, no Texas.

Enquanto a aeronave ainda estava em voo de cruzeiro no nível FL430 (cerca de 13.000 m), os pilotos sofreram uma pane dupla nos geradores elétricos, resultando em um apagão total, com falha de vários instrumentos de voo.

Diante da emergência, os pilotos do Phenom declararam estado de urgência e iniciaram uma descida em busca de um local mais apropriado para o pouso. A controladora os instruiu a pousar no Aeroporto de Lufkin, um aeródromo não controlado, com uma pista de 1.645 metros de comprimento.

Nos EUA, é comum que aeroportos menores tenham boa infraestrutura, incluindo sistema de pouso por instrumentos, mas não possuam torre de controle. Esse é o caso do Aeroporto de Lufkin, que, para operações noturnas, conta com um sistema de acionamento remoto das luzes da pista.

Esse acionamento é feito pelos próprios pilotos, que precisam sintonizar uma frequência específica no rádio e pressionar o botão de transmissão um determinado número de vezes para ligar as luzes.

Como o rádio do Phenom estava comprometido devido à pane elétrica, a controladora solicitou auxílio a outra aeronave — um monomotor Piper Archer TX da escola de voo ThrustFlight, que realizava um treinamento de navegação noturna. O piloto do Archer ativou as luzes da pista e prestou e ao Phenom durante a aproximação.

Após uma longa coordenação entre o Phenom, o Archer e a controladora de voo, o jato executivo conseguiu pousar com sucesso em Lufkin. No entanto, devido à pane, a aproximação foi desafiadora, e a aeronave aparentemente estourou dois pneus ao tocar a pista.

Todo esse trabalho em equipe foi registrado pelo canal VAS Aviation, que utilizou receptores de rádio para captar e divulgar as comunicações que auxiliaram na emergência:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias