window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Embraer presidencial da Sérvia precisa desviar após ter sobrevoo negado por vários países

A rota do voo do avião que levava o presidente da Sérvia, um jatinho Embraer Legacy, precisou ser alterada após a negativa de alguns países.

A caminho das comemorações do Dia da Vitória na Europa, celebrado no próximo dia 9 de maio na Rússia — evento que contará com a presença do presidente brasileiro Lula, além de outros líderes mundiais como o presidente chinês Xi Jinping e o ditador venezuelano Nicolás Maduro —, também estará presente o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić.

O jato presidencial da Sérvia é um Embraer Legacy 600, versão VIP de fábrica do jato regional ERJ-135. De número de série 14501006, a aeronave foi fabricada em 2007 e entregue à brasileira São Conrado Táxi Aéreo com a matrícula PT-SKW, onde voou até 2013. Posteriormente, foi comprada pela farmacêutica brasileira E.M.S., até ser vendida em 2018 ao governo sérvio, quando ou a ostentar a matrícula YU-SRB.

Normalmente, nos deslocamentos até Moscou, essa aeronave faz uma rota sem escalas que parte de Belgrado e a por Hungria, Polônia, Lituânia e Letônia, já considerando os desvios provocados pela invasão russa da Ucrânia.

No entanto, os países bálticos Lituânia e Letônia negaram o sobrevoo da aeronave, já que seu destino era a Rússia, para uma celebração da vitória dos Aliados na Europa — algo visto como uma hipocrisia por parte de países europeus diante da atual situação da guerra na Ucrânia.

Como resultado dessa negativa, o Legacy 600 precisou decolar e seguir em direção leste, sobrevoando o Mar Negro até o Azerbaijão, onde fez uma parada para reabastecimento na capital Baku, seguindo então em voo sem escalas até Moscou.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Com Airbus A340, Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, recebe inédito pouso...

0
De matrícula D-AUSC e realizando o voo XG-551 / USY-551, o Airbus A340-300 partiu de Leipzig, na Alemanha, e chegou a Campinas após 12 horas