
A Embraer pode estar próxima de conseguir mais um cliente na Ásia, o qual ainda não opera nenhum avião da sua categoria de mercado. Como adiantado em junho, a Vietnam Airlines estava sondando a entrada no mercado regional, pegando o mercado que está sendo deixado pela concorrente Bamboo Airways, que está em dificuldades financeiras.
Agora o negócio ficou mais claro e a Embraer está novamente em disputa com a Airbus, oferecendo o seu E195-E2 feito no Brasil contra o A220 fabricado na América do Norte pela empresa europeia.
A Bloomberg reporta que serão até 20 jatos numa encomenda preparada para ser divulgada em breve, podendo inclusive ocorrer já na próxima semana no Farnborough International Air Show, onde tanto o E195-E2 quanto o A220 estarão expostos.
Por outro lado, a notícia irá desagradar a China, parceira histórica do Vietnã, e que esperava que a companhia aérea estatal e de bandeira optasse pelo C919, o jato regional chinês fabricado pela COMAC.
Caso a compra de jatos Airbus A220 ou Embraer E2 se confirme, a Vietnam Airlines será a primeira operadora de qualquer dos modelos no país.