
A Embraer fará parte da comitiva do presidente Lula em sua visita à Ásia, que começa neste fim de semana e incluirá o Vietnã.
Representantes da fabricante aeronáutica brasileira acompanharão a comitiva oficial, que também contará com a presença da JBS, gigante do setor alimentício. No Vietnã, as empresas apresentarão seus produtos ao lado do presidente brasileiro.
Enquanto a JBS busca aprovação para a importação de carne brasileira e planeja abrir uma fábrica de processamento no país, a Embraer pretende negociar a venda de pelo menos 10 aeronaves E190-E2 para a Vietnam Airlines, companhia aérea estatal e de bandeira do país do Sudeste Asiático.
Segundo informações da Reuters, a Embraer também está preparando o terreno para oferecer o cargueiro militar KC-390 Millennium, com a possibilidade de uma apresentação da aeronave em maio.
Atualmente, a Força Aérea do Vietnã não possui aeronaves de transporte de médio ou grande porte, operando apenas o Airbus C295. O país busca expandir suas capacidades e já iniciou conversas com o governo dos Estados Unidos para avaliar a aquisição do C-130 Hércules, da Lockheed Martin. A Embraer, por sua vez, quer entrar na disputa para conquistar essa encomenda.