
A Emirates será a primeira companhia aérea a lançar as inovadoras janelas Aerblade no Airbus A350 e no Boeing 777X. Desenvolvidas pela Aerospace Technologies Group, essas janelas combinam as vantagens dos painéis clássicos com as das janelas reguláveis. A solução permite que os ageiros controlem a intensidade da luz individualmente, enquanto a tripulação também pode ajustar as janelas de forma centralizada.
As janelas Aerblade têm três estados: luz total, bloqueio solar e apagão completo. Elas podem ser controladas por interruptores localizados na janela, no assento e pela tripulação de cabine. Além disso, as janelas possuem um segundo colorido que permite bloquear a luz solar, mantendo a visibilidade externa, reporta o aeroTELEGRAPH.
A Emirates instalará as janelas Aerblade em sua Classe Econômica, enquanto a Classe Executiva e a Econômica receberão a versão com moldura dupla. Essas janelas serão introduzidas pela companhia aérea em 2024, com a chegada do primeiro Airbus A350. Elas também estarão presentes no Boeing 777X.
O fabricante Aerospace Technologies Group afirma que as janelas Aerblade podem ser adaptadas a aeronaves existentes e que os custos ao longo da vida útil não são mais elevados do que com as coberturas manuais clássicas. Essas janelas já estão disponíveis para várias aeronaves da Airbus e da Boeing.
