
O Malaysia Aviation Group (MAG) celebrou, neste mês de dezembro, a chegada do seu primeiro avião Airbus A330-900 (A330neo), com escolta de caças no voo de entrega e uma cerimônia no hangar, marcando um avanço na modernização da frota e no compromisso com a eficiência e conforto. A aeronave, registrada como 9M-MNG, teve seu lançamento oficial feito por Loke Siew Fook, Ministro dos Transportes da Malásia, e outras autoridades.
Entretanto, a aeronave foi tirada de operação após apenas 4 voos (dois voos de ida e dois de volta) devido a múltiplos defeitos técnicos. A Malaysia Airlines informou que os problemas precisam ser resolvidos antes que a aeronave volte a operar com ageiros.
O A330neo foi entregue a partir de Toulouse em 29 de novembro de 2024 e recebido oficialmente em Kuala Lumpur em 19 de dezembro, antes de realizar seu primeiro serviço comercial para Melbourne.
Antes, em setembro, quando o novo avião deveria ter chegado, a Malaysia Airlines anunciou que a entrega do primeiro A330neo tinha sido adiada para o final de novembro de 2024 devido a “descobertas identificadas” pela Airbus na aeronave durante a fase de testes de voo.
Agora, segundo o New Straits Times, a aeronave enfrentou complicações técnicas durante seu voo inaugural MH149, relacionadas ao motor Rolls-Royce Trent 7000 e ao sistema hidráulico. Apesar de ter sido realizada uma segunda viagem para Melbourne, foi necessário realizar inspeções adicionais, cancelando o voo deste dia 23 de dezembro.
Expressando sua frustração por meio de uma entrevista, Izham Ismail, Diretor istrativo da MAG, destacou a descoberta de três problemas técnicos sérios, afetando a reputação da Malaysia Airlines. Ismail pediu maior responsabilidade da Airbus, sublinhando que esses problemas comprometem os padrões de segurança da companhia.
O 9M-MNG é o primeiro de 20 aeronaves encomendadas pela companhia para substituir os antigos A330-300 e expandir rotas.