
A TUI Fly completou recentemente um ano voando com aviões Embraer E2, e fez com que eles dominassem um pequeno aeroporto belga. A cidade de Antuérpia tem o maior e principal porto da Bélgica, que também é o segundo maior da Europa, ficando atrás apenas de Roterdã. A sua localização próxima aos Países Baixos e não distante do Canal da Mancha e da Alemanha, torna-a uma das principais cidades europeias.
Ainda assim, a cidade tem um pequeno aeroporto, com apenas uma modesta pista de 1.510 metros de comprimento. Por estar a apenas meia hora de trem da capital Bruxelas, a maioria dos moradores e visitantes, incluindo os que vão ao festival de música eletrônica Tomorrowland, cerca de 300 mil por ano, não pousam em Antuérpia, mesmo sendo ao lado do festival, mas sim na capital belga.
Mas a TUI tem mudado um pouco desta dinâmica graças ao E195-E2 da Embraer, inclusive para Ibiza, permitindo uma conexão direta e exclusiva para os festeiros de plantão. Apesar da curta pista, o jato brasileiro de nova geração é capaz de voar até as Ilhas espanholas Baleares ou Canárias, mas também voa mais longe, chegando até Heraklion, na Grécia, e Antália, na Turquia, onde são percorridos 2.600 quilômetros em 3 horas e 40 minutos.
Em depoimento ao Aviation Week, um porta-voz da TUI disse que “Antuérpia é considerado um aeroporto importante para a necessidade dos nossos clientes, já que existem ageiros que querem ir de férias sem precisar de ir até Bruxelas”.
Outro diferencial é o fato do E2 ter motores de nova geração, que causam menos ruído e poluição, uma exigência cada vez mais comum na Europa, principalmente na vizinha Holanda.