
O início das entregas do SJ-100, uma versão atualizada do SSJ-100 com mais equipamentos produzidos na Rússia e equipado com motores PD-8, está previsto para o início de 2026, conforme anunciada pelo Ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Anton Alikhanov.
Durante uma coletiva de imprensa, Alikhanov detalhou que o programa de certificação de voo do Superjet deve ser concluído até o final de 2025. Recentemente, o avião realizou voos com o motor PD-8, produzido na Rússia.
Alikhanov mencionou que um segundo avião de testes já está sendo preparado para voar, com entrada em serviço programada para o final de abril ou início de maio. Além disso, um terceiro avião com o mesmo motor está previsto, completando a frota necessária para o processo de certificação.
“Nossos colegas estabeleceram a tarefa de finalizar completamente esses testes até o final do ano”, afirmou Alikhanov, destacando a expectativa de que as entregas das aeronaves com o novo motor comecem no início do ano que vem.
A certificação do motor PD-8 para o Superjet está agendada para ocorrer no outono de 2025, uma etapa crucial para assegurar a operação segura e eficiente da nova aeronave.
Em meados de março, o protótipo do Superjet realizou seu primeiro voo com os motores PD-8 em Komsomolsk-on-Amur, permanecendo no ar por cerca de 40 minutos e atingindo uma velocidade de 500 km/h a uma altitude de até 3.000 m.