window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Espaçonave JUICE é transportada em um Antonov An-124 para a Guiana sa

Imagem: Airbus

Nesta quinta-feira (9), a espaçonave JUICE (acrônimo da missão JUpiter ICy moon Explorer – “Exploradora das Luas Geladas de Júpiter”), construída pela Airbus, decolou de Toulouse, França, para o porto espacial europeu em Kourou, Guiana sa, a bordo de uma aeronave Antonov An-124, da Antonov Airlines, antes de seu lançamento em um Ariane 5 previsto para abril de 2023. 

O início da campanha de lançamento encerra uma aventura tecnológica e industrial de quase uma década para a Airbus, que começou antes mesmo de ser selecionada como contratante principal pela ESA em 2015, e envolveu mais de 80 empresas e centros de pesquisa em toda a Europa. 

A missão sem precedentes JUICE durará mais de uma década, gerenciada pela ESA, e estudará os campos magnéticos de Júpiter, além de procurar condições de vida através do gelo nas principais luas jovianas.

Imagem: Airbus

Em sua jornada de bilhões de quilômetros, a espaçonave JUICE de 6,2 toneladas coletará dados sobre as luas geladas para tentar entender se existe alguma possibilidade de que essas luas possam hospedar vida microbiana. 

Carregando 10 instrumentos científicos de última geração, incluindo câmeras, espectrômetros, um radar de penetração no gelo, um altímetro, um experimento de radiociência, um pacote de partículas e vários sensores de campo magnético e elétrico, a espaçonave JUICE completará um tour do sistema de Júpiter que incluirá estudos aprofundados de três luas potencialmente oceânicas: Ganimedes, Europa e Calisto. 

Informações da Airbus

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias