
Um tradicional esquadrão da Força Aérea Real (RAF) do Reino Unido, o 14 Squadron, decidiu aposentar seu apelido “Cruzados” após uma reclamação que apontou para a natureza ofensiva do termo. A decisão foi tomada em meio a um pedido de serviço confidencial que foi parcialmente aceito pelas autoridades militares.
Como informou a BBC, formado em 1915, o 14 Squadron ganhou o apelido “Cruzados” devido às missões que realizava no Oriente Médio durante a Primeira Guerra Mundial, incluindo operações no Egito, Gaza e Palestina. Entre 2003 e 2011, o esquadrão também esteve ativo no Iraque.
O porta-voz da RAF declarou: “Nosso foco deve ser em não dar destaque a qualquer termo ofensivo que vá contra os valores da Força Aérea Real.” Ele acrescentou que, embora as tradições e apelidos informais tenham um lugar na história da RAF, muitos deles não são mais adequados no século 21.
Desde 2016, o 14 Squadron opera aviões Shadow R1 a partir da base RAF Waddington em Lincolnshire. Apesar da mudança de apelido, o esquadrão continuará a usar o brasão real, aprovado pelo Rei George VI em maio de 1937.
A decisão da RAF vem em um contexto de crescente escrutínio sobre o uso de termos e imagens associados às Cruzadas medievais, que têm sido considerados ofensivos por diversas organizações.
Nesse cenário, a medida da RAF reflete uma tendência mais ampla de reavaliar símbolos e tradições históricos à luz dos valores contemporâneos. “As tradições e os apelidos informais usados pela RAF nos primeiros dias do serviço têm um lugar em nossa história, mas alguns não são mais apropriados no século 21“, frisou o porta-voz da RAF.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.