window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Esquadrão Guará celebra 56 anos com cerimônia militar e destaca missões de transporte aéreo e humanitário

Em cerimônia militar realizada na manhã desta segunda-feira (12/05), o Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA) – Esquadrão Guará, localizado na Base Aérea de Brasília (BABR), celebrou 56 anos de criação.

A solenidade, presidida pelo Comandante Interino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, do Secretário de Economia, Finanças e istração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, além de outros Oficiais-Generais e ex-integrantes do Esquadrão Guará.

O 6º ETA é um Esquadrão diferenciado desde a sua criação, pois é responsável por nossa missão de ‘Integrar’. Com isso, cumprimos missões, temos uma doutrina muito bem firmada, com pilotos e tripulantes dedicados a essa missão e disponíveis para decolar a qualquer momento, a qualquer hora e para qualquer lugar. É um Esquadrão que nos enche de orgulho”, afirma o Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Ao longo dos 56 anos, o Esquadrão já voou quase 370 mil horas, com pilotos que operaram 12 tipos diferentes de aeronaves. Entre as principais missões, o Tenente-Brigadeiro do Ar Ary, ex-comandante do 6º ETA, destaca o transporte de órgãos. “Essa missão é fundamental, não apenas para o Esquadrão, mas para toda a Força Aérea. Milhares de famílias foram beneficiadas com essa opção que o 6º ETA oferece, que é transportar órgãos para entes queridos, proporcionando uma nova chance de vida. É uma missão maravilhosa, e o ETA a realiza com primazia na FAB”, garante.

Desde 2017, quando começou a contabilização dos transportes de órgãos, 739 órgãos e tecidos para transplantes foram transportados, representando 35% do total já transportado pela Força Aérea até o momento. “Temos muito orgulho de celebrar esta data, pois é um momento de refletirmos sobre tudo o que já realizamos e as conquistas que estamos trabalhando para alcançar”, afirma o Comandante do 6° ETA, Tenente-Coronel Aviador Daniel Rodrigues Oliveira.

A cerimônia também foi marcada pela entrega do distintivo do Esquadrão aos Oficiais Aviadores, mecânicos e comissários recém-transferidos. “Era um Esquadrão que eu já sonhava fazer parte desde que entrei na Aeronáutica. Para mim, é um grande orgulho, pois representa dedicação e profissionalismo gigantes”, comenta o Tenente Aviador Pedro Batista Nogueira Teles da Silva. O desfile militar contou ainda com a presença de ex-integrantes do Guará.

História

O 6° ETA foi criado em 12 de maio de 1969 por meio da Portaria Reservada n° 12/GM3, com o objetivo de descentralizar as operações de transporte aéreo e realizar missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas, evacuação aeromédica, missões humanitárias e de socorro a vítimas em casos de desastres naturais. O Esquadrão é subordinado à Base Aérea de Brasília (BABR) e realiza missões em todas as regiões do Brasil.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Após decolar de Guarulhos, o gigante Airbus A380 fica rodando por...

0
O A380 foi mantido por 50 minutos no procedimento, até que os pilotos o direcionassem de volta para pouso no Aeroporto de Guarulhos.