window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Esquadrões aéreos da FAB visitam o CGNA e conhecem operações para a segurança do espaço aéreo

Imagem: Força Aérea Brasileira

Uma comitiva de tripulantes do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA) – Esquadrão Pioneiro, do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, e do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, visitou, nesta segunda-feira (14/04), as instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Na visita ao CGNA, a comitiva foi recebida pelo Adjunto da Divisão de Operações do CGNA, Major Aviador Bruno Antunes Ramos, que fez uma apresentação sobre a evolução dos serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) no Brasil e as demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).

Foi destacado também a atuação do CGNA durante os grandes eventos realizados no Brasil, como a Copa do Mundo da FIFA 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Reunião de Cúpula do G20, em 2024, e a COP30, a ser realizada em novembro deste ano.

Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar o Salão Operacional, onde conheceram o monitoramento de aeronaves no espaço aéreo brasileiro e as medidas adotadas pela Organização, visando a segurança, a fluidez e a eficiência da navegação aérea.

É bem interessante ver toda a tecnologia empregada no Centro e como todas as informações são utilizadas para o aprimoramento dos sequenciamentos de tráfegos de aeronaves, nacionais e estrangeiras, no espaço aéreo brasileiro”, relatou o Tenente Aviador Pedro Henrique Gomes de Jesus, do 1º/2º GT.

Para a Capitão Médica Kelly Gomes, do 2º/2º GT, a visita às instalações do CGNA tem grande importância operacional. “Aumenta a consciência situacional dos tripulantes em relação ao monitoramento do espaço aéreo e da navegação aérea. É fundamental conhecer todos os ângulos do sistema aéreo em que estamos inseridos de maneira que possamos todos contribuir para a segurança de nossas operações.

O Tenente Aviador Alexandre Bitencourt Soares, do 3º ETA, destacou também a relevância da visita para sua formação: “Conhecer de perto a missão, as atividades e as instalações da Unidade proporcionou uma visão mais abrangente das diversas possibilidades de atuação dentro do DECEA, além de fortalecer a motivação dos novos integrantes do Esquadrão Pioneiro em buscar especialização e desenvolvimento profissional em áreas estratégicas para a Força Aérea Brasileira.

Ao final da visita, o Comandante do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, agradeceu a presença e externou o prazer em receber os tripulantes dos Esquadrões Aéreos da FAB. “É muito importante eles conhecerem as atividades do Órgão que está diretamente relacionado a rotina operacional deles, além de terem a oportunidade de entender um pouco mais sobre o trabalho desenvolvimento pela nossa Unidade”, pontuou.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Avião executivo ACJ220

Airbus exibe pela primeira vez no Brasil o jato de luxo...

0
Airbus traz ao Brasil o jato executivo ACJ220, derivado do jato regional A220, que será destaque no Catarina Aviation Show.