Já chegou ao Brasil nesta quinta-feira o primeiro voo com o lote inicial da CoronaVac, a vacina chinesa contra o Coronavírus, encomendada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Anunciado por João Dória, governador de São Paulo, na manhã de ontem (18), o voo da Turkish Cargo chegou a São Paulo na manhã desta quinta-feira (19), com pouso às 7h34, horário local.
O carregamento especial com 120 mil doses da vacina veio a bordo de um Boeing 777F da Turkish, de matrícula TC-LJR, que decolou da China na manhã de ontem e fez escalas na Turquia e nos Estados Unidos antes de chegar ao GRU Airport.

Segundo o governo paulista, a vacina ou por testes e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação, em 97% dos casos.
Este é o primeiro lote de produção de vacina estrangeira a chegar no país, mas estão previstos diversos voos (a quantidade, porém, não foi confirmada). Além desta, está sendo verificada no Brasil a vacina da AstraZeneca/Oxford, pela Fiocruz, mas essa ainda não entrou em produção em série.
João Dória afirmou que serão necessários diversos voos para trazerem os lotes restantes, mas não detalhou quando estes voos chegarão e se serão também feitos pela Turkish Airlines. Vale lembrar que boa parte da CoronaVac será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.