
Mais um exemplar do maior avião de transporte de ageiros do mundo, o Airbus A380 de dois andares, votou a efetuar voos comerciais nesta terça-feira, 28 de junho.
Neste caso, trata-se de mais um avião da empresa aérea que não pretendia mais usar o modelo, mas foi forçada a reativá-lo por um problema com sua frota: a Qatar Airways, em decorrência da disputa com a Airbus no caso dos jatos A350.
A companhia, através de seu CEO Akbar Al Baker, havia dito durante a pandemia que nunca mais voltaria a colocar em voo o modelo, pois a compra do Airbus A380 foi o maior erro de sua história, já que o avião não é tão eficiente quanto se esperava e, com isso, é extremamente prejudicial ao meio ambiente.
Porém, em dezembro de 2021, com a demanda de transporte aéreo retornando e com parte dos Airbus A350 da Qatar fora de operação devido ao problema de descascamento de superfícies, a empresa precisou reativar os A380.
Desde então, vários exemplares já estão de volta aos céus do mundo. Segundo dados da plataforma RadarBox de rastreamento online, seis A380, de matrículas A7-APE, A7-APF, A7-APG, A7-APH, A7-API e A7-APJ, estão voando de Doha para Paris, Londres, Bangkok e Sydney.
E nesta terça-feira, o A7-APD se juntou a eles ao voar para Paris. Quem informou ao público sobre o voo foi o próprio RadarBox em rede social:
The Airbus A380 (A7-APD) is back in service with @qatarairways today: https://t.co/Z9W4wnMq6Y ✈️#Airbus #A380 #A7APD #QatarAirways #Aviation pic.twitter.com/uoIXzfnBts
— RadarBox (@RadarBox24) June 28, 2022

Entre os três outros A380 da frota de 10 unidades da Qatar, o A7-APC foi registrado fazendo um voo local de 26 minutos nos arredores de Doha nesta segunda-feira, 27 de junho, após longo tempo parado, portanto, também deve voltar a operar comercialmente em breve.
Já o A7-APA e o A7-APB continuam sem nenhuma atividade captada pelas plataformas de rastreamento há meses.