
A data de hoje marca mais um dia em que o elegante avião do modelo McDonnell Douglas MD-11 realiza um voo ao Brasil, para alegria de quem ira e gosta de ver no país este que é o maior jato de três motores do mundo.
Este modelo de aeronave já não opera regularmente por aqui há vários anos, mas a norte-americana FedEx às vezes o coloca em alguma operação pontual, em seus voos cargueiros diários com Boeing 767-300F entre o Aeroporto Internacional de Memphis, nos Estados Unidos, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Neste início de manhã de segunda-feira, 13 de maio, o equipamento MD-11F de matrícula N588FE já está sobre o Norte do Brasil, cumprindo o voo FDX-42. A previsão é de pouso por volta das 10h30 no aeroporto de interior paulista. Depois, o FDX-41, de retorno para Memphis, é programado para a terça-feira, às 16h35.
A chegada e a partida do grande trijato poderão ser assistidas através das câmeras ao vivo dos canais “Golf Oscar Romeo” e “Viracopos FullHD” no YouTube, que estão disponibilizadas nos players abaixo. Além das câmeras, também está disponível abaixo o rastreamento de voos do N588FE em tempo real, fornecido pela plataforma RadarBox.
Atualização: a aproximação e pouso ocorreram a partir das 10h14, podendo ser vistos novamente nas gravações a seguir.
Gravações da chegada no Aeroporto de Viracopos:
Atualização: a decolagem da bela aeronave também foi gravada:
As câmeras ao vivo:
Rastreamento dos voos do N588FE em tempo real:
Obs: não aparecerá quando estiver parado nos aeroportos ou quando estiver em regiões em que seu sinal não estiver sendo captado pela plataforma
O McDonnell Douglas MD-11 é um avião de 61 metros de comprimento, 52 metros de envergadura e 17,6 metros de altura. O MD-11F pode transportar até 91 toneladas de carga e tem peso máximo de decolagem de até 286 toneladas, para a versão ER de alcance estendido.
Teve 200 unidades produzidas entre 1990 e 2001 para empresas aéreas de várias partes do mundo, e operou inclusive em companhias brasileiras: Varig/VarigLog, VASP e TAM. Hoje, há cerca de 90 unidades ainda voando, pela FedEx, UPS e Western Global, todos no transporte de cargas.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.