window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Está entregue a 1ª unidade do mais novo avião da Airbus, o A321XLR, para a Iberia

Imagem: Divulgação – Airbus

A fabricante europeia Airbus informa hoje, 30 de outubro, que a companhia aérea de bandeira espanhola Iberia recebeu seu primeiro A321XLR, tornando-se a operadora de lançamento da mais nova aeronave de corredor único do mundo.

A aeronave, equipada com motores CFM LEAP-1A, será operada pela Iberia em vários voos regionais de sua rede europeia antes de sua primeira missão transatlântica, de Madrid, Espanha, a Boston, Estados Unidos, programada para o final de novembro.

O voo de translado do avião, de matrícula EC-OIL, está programado para as 16h00 da tarde de hoje (11h00 do horário de Brasília), partindo de Hamburgo, Alemanha, rumo a Madri, Espanha, no voo IB-52.

Marco Sansavini, CEO e Presidente da Iberia, afirmou:

“Estamos muito orgulhosos de ser a companhia aérea de lançamento para esta nova aeronave da Airbus. O A321XLR nos permitirá alcançar novos destinos, operando rotas transoceânicas de forma mais eficiente.”

Christian Scherer, CEO de Aeronaves Comerciais da Airbus, disse:

“Após cinco anos em desenvolvimento, o mais novo membro da família Airbus está pronto para se juntar ao seu primeiro operador, a Iberia. O A321XLR permitirá inúmeras novas rotas sem escalas, ele realmente abre um novo capítulo na conectividade aérea. É outro ‘primeiro’ do qual todos nós na Airbus nos orgulhamos em nossa busca constante por inovar e trazer valor para nossos clientes. Estamos satisfeitos em compartilhar este momento especial com um cliente especial: gracias y felicidades Iberia.”

O recém-entregue A321XLR para a Iberia acomoda 182 ageiros em um layout de duas classes, com assentos de classe executiva que se transformam em camas e com o direto ao corredor. Com a nova cabine Airspace, a aeronave proporcionará aos ageiros conforto de viagens de longa distância em todas as classes.

Os compartimentos XL oferecem 60% mais capacidade de bagagem para uma experiência de embarque mais tranquila para ageiros e tripulação de cabine. Além disso, conectividade nos assentos está disponível para os ageiros em todos os assentos, e o mais recente sistema de iluminação melhora a experiência geral do ageiro.

O A321XLR é o próximo o evolutivo do A320neo, que responde às necessidades do mercado por ainda mais alcance e capacidade de carga, criando mais valor para as companhias aéreas. Ele oferecerá um alcance extra longo (XLR – eXtra Large Range) sem precedentes de até 4.700 milhas náuticas (8.700 km) – 15% mais alcance do que o A321LR e com 30% menos consumo de combustível por assento em comparação com aeronaves concorrentes de geração anterior, além de reduzir as emissões de NOx e o ruído. Até agora, a Airbus já garantiu mais de 500 pedidos para a aeronave.

O primeiro A321XLR completou seu voo inaugural em junho de 2022. Isso foi seguido por um extenso programa de testes envolvendo três aeronaves de teste. Como todas as aeronaves Airbus, o A321XLR já pode operar com até 50% de SAF (combustível sustentável de aviação). A Airbus está buscando ter suas aeronaves capazes de usar até 100% de SAF até 2030.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias