
A Lockheed Martin informa que a recente aprovação, pelo Departamento de Estado dos EUA, da proposta de venda de 20 aeronaves F-16 Block 70 para as Filipinas marca um o significativo nos esforços do país para modernizar suas capacidades de poder aéreo.
Segundo a fabricante norte-americana, o F-16 Block 70 é uma plataforma altamente avançada e comprovada tanto para defesa ar-ar quanto para apoio ar-solo, contando com tecnologia e sistemas de missão avançados, incluindo o salva-vidas Sistema Automático de Prevenção de Colisão com o Solo (Auto GCAS).
O F-16 possui um histórico comprovado de confiabilidade, versatilidade e efetividade, com mais de 3.100 aeronaves operando em 28 países.
Recentemente, o F-16 participou do exercício Cope Thunder na Base Aérea de Clark, Pampanga, demonstrando suas capacidades e interoperabilidade com a Força Aérea das Filipinas. Esse exercício destacou a capacidade do F-16 de operar em um ambiente complexo e dinâmico, além de sua eficácia em aprimorar a prontidão de combate das forças aéreas na região Ásia-Pacífico.
“A Lockheed Martin orgulha-se de apoiar os esforços das Filipinas para modernizar suas capacidades de poder aéreo com o F-16 Block 70”, disse Aimee Burnett, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios do F-16 na Lockheed Martin. “O F-16 Block 70 proporcionará capacidades avançadas e desempenho para atender às necessidades de defesa das Filipinas e servirá como um ativo estratégico para apoiar a Postura de Defesa Autossuficiente do país.”
A Lockheed afirma que o F-16 se integra perfeitamente à frota da Força Aérea das Filipinas, com compatibilidade com o FA-50 em termos de equipamentos de apoio, promovendo ibilidade e prontidão dos pilotos. Além disso, o F-16 pode ser mantido e receber e no próprio país, permitindo que a Força Aérea das Filipinas mantenha sua frota de F-16 operacional e pronta, fortalecendo ainda mais a visão de autossuficiência.
“Como parceiro industrial das plataformas Black Hawk e C-130, a Lockheed Martin está singularmente posicionada para atender às necessidades de e das Filipinas e ampliar as oportunidades de cooperação industrial”, acrescenta Burnett. “A oferta do F-16 baseia-se em décadas de experiência mundial em transferência técnica e pode incluir robustos programas de desenvolvimento de mão de obra e capacidades de manutenção e reparo no próprio país, entre outros conceitos de pesquisa e desenvolvimento atualmente em discussão com o governo filipino, a indústria e a academia.”
Informações da Lockheed Martin