
Os fortes ventos que atingem a capital paulista nesta quarta-feira, 10 de agosto, foram impiedosos com uma aeronave Dassault Falcon 2000LXS de US$ 28 milhões (cerca de R$ 120 milhões na paridade atual das moedas), em exposição na Labace, no aeroporto de Congonhas (SP). Uma foto feita no local por Matheus Obst e compartilhada por redes sociais mostra o telhado do estande da fabricante sa caído sobre o jato.
Ainda não há informação sobre a extensão dos danos, mas esse foi um dos dois jatos executivos trazidos pela Dassault ao Brasil. O outro foi o Falcon 8X, que também foi atingido, porém, na ponta da asa esquerda.
O Falcon 2000 é uma aeronave popular, com mais de 550 unidades em serviço hoje ao redor do mundo. Os operadores Falcon elogiam a série 2000 por sua robustez e confiabilidade. A versão LXS é a mais moderna, com mais alcance, mais carga útil, flexibilidade de missão superior e custos operacionais mais baixos.

Ventania em São Paulo
Na manhã de hoje, a Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para baixas temperaturas e fortes ventos. Para esta quarta-feira (10), são esperadas rajadas de vento em decorrência de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Esses dois sistemas meteorológicos mantêm o tempo instável e chuvoso ao longo do dia.
Além disso, a Defesa Civil pediu que a população mais vulnerável, como crianças e idosos, se mantenham sempre agasalhados.
“Os animais domésticos também merecem atenção, proteja-os do frio. Jamais improvise aquecedores na residência, como por exemplo velas acesas durante a noite, fogueiras e latinhas com álcool. Essa atitude é muito perigosa e pode provocar um incêndio”, lembra a Defesa Civil.
Atualização: na quinta-feira, 11 de agosto, foi dado prosseguimento à Labace, porém, a área da ocorrência do dia anterior foi isolada, conforme a imagem a seguir, disponibilizada ao AEROIN pelo canal Golf Oscar Romeo.
