
Os Estados Unidos anunciaram que estão concedendo à Argentina um total US$40 milhões de dólares em Financiamento Militar Externo (FMF, na sigla em inglês) para apoiar a modernização da defesa. Esta é a primeira vez, desde 2003, que a Argentina recebe fundos de FMF dos EUA.
O FMF é uma bolsa de assistência em segurança reservada para parceiros importantes. Ele permite que a Argentina compre itens de defesa, treinamento e serviços dos Estados Unidos, por meio de fundos de assistência gratuita, e melhore a interoperabilidade com as forças americanas.
Este subsídio beneficiará o esforço de modernização militar da Argentina, contribuindo para a compra dos jatos de combate supersônicos Lockheed Martin F-16A/B (MLU) Block 15/20 Viper.
A aquisição dos 24 caças F-16 da Dinamarca alinha a Argentina com um grupo de 26 nações e aliados que operam a plataforma, aumentando a interoperabilidade. Segundo os EUA, os Viper permitirão que a Argentina defenda mais efetivamente seu território e coopere com parceiros regionais para manter a paz e a estabilidade na América.
Via Assessoria de Imprensa da Embaixada Americana na Argentina