window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Eve, da Embraer, faz o primeiro teste de motor em seu inovador ‘táxi voador’

Divulgação – Eve

A Eve divulgou ontem, 28 de janeiro, imagens do primeiro teste do motor de propulsão que usará em seu veículo aéreo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL).

A subsidiária de mobilidade urbana da Embraer tem avançado no desenvolvimento de uma aeronave elétrica que pretende funcionar como táxi voador, operando em helipontos de grandes cidades, mas com motores elétricos (8 motores para elevação e 1 para propulsão horizontal), ao contrário dos helicópteros que hoje possuem motor a combustão.

Este é o primeiro protótipo em escala real montado pela empresa e fez os testes de motore na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior paulista.

Neste teste, foram analisadas a integração dos motores com os inversores e com os comandos na cabine da aeronave, assim como sua performance e estabilidade. É esperado que as primeiras entregas do modelo ocorram entre 2026 e 2027.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias