
Após ser retirado à força da Embaixada do México, o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas foi colocado num avião DHC-6 para ser levado para um presídio.
Jorge Glas já tinha sido condenado pela justiça do Equador por corrupção, com uma pena de 6 anos. Mas antes de ser preso, foi para a Embaixada do México em Quito, onde recebeu asilo político temporário, alegando perseguição por parte da procuradoria equatoriana.
🇪🇨🇲🇽 URGENTE: Polícia do Equador entra na Embaixada do México no país e prende o ex-vice-presidente Jorge Glas.
— Eixo Político (@eixopolitico) April 6, 2024
O político equatoriano foi condenado a seis anos de prisão por corrupção e recebeu asilo do governo mexicano. pic.twitter.com/Cg7EuIrHz3
Porém, na noite desta sexta-feira, a embaixada mexicana foi invadida por policiais equatorianos, que colocaram Jorge em um veículo blindado e seguiram com ele até o Aeroporto Internacional de Quito.
Lá, ele foi embarcado em um De Havilland Canada DHC-6-300 da Força Aérea Equatoriana, de matrícula FAE 452, que voou até Guayaquil para conduzir o ex-vice-presidente para uma prisão federal:
🇪🇨 Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador preso na Embaixada do México, é transferido para uma prisão de segurança máxima.
— Eixo Político (@eixopolitico) April 6, 2024
O político equatoriano foi condenado a seis anos de prisão por corrupção e tinha recebido asilo do governo mexicano.pic.twitter.com/XZLbHSlXrv
O DHC-6 é um avião de pequeno porte de fabricação canadense, com capacidade de pouso e decolagem em pistas extremamente curtas. O modelo não é operado hoje no Brasil mas o AEROIN já teve a oportunidade de voar em um deles: