
Após uma escala em Casablanca, no Marrocos, a delegação russa escalada para participar da posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil, em 1 de janeiro, está a caminho de Brasília. O pouso da aeronave Ilyushin IL-96-300, de matrícula RA-96023e número de voo RSD-003, está previsto para meia noite e meia deste sábado (31).
O Ilyushin IL-96, usado pelo grupo nessa viagem, é um modelo que remonta da época da União Soviética, tendo sido um dos grandes símbolos da sua aviação comercial. O jato é um derivado do IL-86 e tem capacidade para até 300 ageiros, apesar de também voar em configuração VIP.
Por muitos anos, fez voos internacionais da Aeroflot, inclusive para o Brasil, mas seus custos levaram a empresa nacional russa a abandonar o modelo em 2014. Hoje, ele é operado pelo próprio governo russo e pela empresa aérea estatal Rossiya, também em missões para as autoridades do seu país.
Ele é movido por quatro motores Aviadvigatel (Soloviev) PS-90A, capazes de fornecer um alcance de 11.000 km. É o primeiro widebody, com seu primeiro voo registrado em 1988, mas só em 1992 foi certificado e, depois, entregue à Aeroflot como cliente lançador em 1993.