
A istração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou nesta segunda-feira (21) que irá antecipar a modernização do sistema NOTAM, responsável por alertar pilotos e planejadores de voo sobre mudanças temporárias no espaço aéreo, como fechamento de pistas, restrições operacionais e obstáculos.
A decisão foi tomada após sucessivas falhas no sistema, incluindo uma pane em janeiro de 2023 que causou o cancelamento e atraso de milhares de voos nos EUA, evidenciando a fragilidade da infraestrutura atual. Segundo a FAA, o novo sistema começará a ser implementado ainda este ano e estará operacional até setembro de 2025 — meses antes do previsto originalmente.
“O sistema NOTAM está profundamente ultraado e apresenta sérias falhas”, afirmou o secretário de Transportes dos EUA, Sean P. Duffy. “Nos últimos anos, observamos interrupções que paralisaram o tráfego aéreo regional e comprometeram a experiência dos ageiros. É hora de levar nossa tecnologia para o século 21.”
Com mais de 4 milhões de NOTAMs emitidos anualmente, o sistema é considerado essencial para a segurança da aviação mundial. A nova versão será baseada em nuvem, com arquitetura escalável e resiliente, e permitirá a troca de dados quase em tempo real, melhorando o fluxo de informações e a colaboração entre os envolvidos nas operações aéreas.
A empresa CGI Federal Inc. foi a escolhida para desenvolver e implantar a nova plataforma. O projeto está em cronograma acelerado e deve entregar o serviço modernizado até julho de 2025.
“Os americanos merecem o melhor sistema de aviação do mundo”, declarou o interino da FAA, Chris Rocheleau. “Trabalhamos com os melhores especialistas para adotar uma abordagem ágil e eficiente.”
Com Informações da FAA