
A istração Federal de Aviação dos EUA (FAA) anunciou em 23 de abril de 2025 que restaurou a classificação de Categoria 1 do Sistema de Avaliação de Segurança Internacional da Aviação para a Tailândia. Essa mudança permite que as companhias aéreas baseadas na Tailândia realizem voos para os Estados Unidos.
No final do ano ado, o setor de aviação da Tailândia ou por uma avaliação da FAA, que era necessária para a reclassificação.
Uma reunião final entre a FAA e representantes da Autoridade de Aviação Civil da Tailândia (CAAT) ocorreu em março de 2025. O ministro dos Transportes da Tailândia, Suriya Jungrungruangkit, comentou sobre a importância da reinstauração da classificação: “Esta é uma boa notícia para a indústria da aviação da Tailândia.”
Com a nova classificação, os operadores tailandeses agora podem oferecer serviços nos EUA e firmar acordos de codeshare com companhias aéreas americanas sem limitações.
Atualmente, nenhuma companhia aérea opera na rota Tailândia – EUA, mas a United Airlines anunciou planos de lançar uma rota de quinta liberdade entre o Aeroporto Internacional de Hong Kong e o Aeroporto Suvarnabhumi de Bangkok, com início em 26 de outubro de 2025.
A Thai Airways International (TG), que operava voos diretos para os EUA até 2012, havia interrompido suas operações devido a prejuízos, e a companhia não tem planos imediatos de retomar os voos para os Estados Unidos, conforme declarado por um porta-voz da companhia.
A FAA havia rebaixado a Tailândia para a Categoria 2 em 2015, após identificar 36 deficiências de segurança e técnicas, incluindo a falta de um número suficiente de inspetores de voo qualificados.
Nos últimos anos, a CAAT fez esforços significativos para melhorar e reforçar os padrões nas companhias aéreas e aeroportos do país, o que levou à reavaliação positiva por parte da FAA.