
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a aprovação das Instruções Específicas Unificadas para o Exame de issão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV-INT-INF/2026), com a oferta de 50 vagas para ingresso em 2026. Pela primeira vez, o Curso de Infantaria (CFOINF) estará disponível para candidatas do sexo feminino, ampliando as oportunidades para ambos os sexos.
As inscrições estarão abertas de 7 a 28 de abril de 2025, até as 9h (horário de Brasília), exclusivamente pelo site oficial. A taxa de inscrição é de R$ 120,00, e as provas escritas serão aplicadas em 6 de julho de 2025.
Para participar, o candidato deve ser voluntário e atender aos requisitos estabelecidos nas Instruções Específicas do Exame. Entre as exigências, é necessário ter entre 17 e 22 anos até 31 de dezembro de 2026 e possuir Ensino Médio completo até a data da Concentração Final do Exame, além de cumprir demais critérios previstos no edital.
O processo seletivo inclui provas escritas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação, além de Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos às vagas reservadas a negros) e Validação Documental.
Os aprovados em todas as etapas e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), em 11 de janeiro de 2026, para matrícula e início do curso, que tem duração de quatro anos.
Ao concluir a formação com aproveitamento, os alunos serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e designados para Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Leia mais: