window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

FAB celebra o Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares com documentário

Imagem: Força Aérea Brasileira / Sargento Müller Marin

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou o primeiro episódio do documentário “LINCE: Controlar para Defender”, em comemoração ao Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares, celebrado nesta quarta-feira (09/04).

A produção, dividida em dois episódios, será exibida no canal do DECEA no YouTube e abordará a trajetória desses profissionais, desde o ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) até a especialização para atuação na Defesa Aérea.

A data ou a integrar o calendário comemorativo da Força Aérea Brasileira (FAB) em novembro de 2023 e remete à primeira interceptação real realizada pelo Primeiro Centro de Operações Militares (COpM 1), em 1982, em Brasília (DF), no espaço aéreo brasileiro, envolvendo uma aeronave estrangeira.

Este dia reforça a importância histórica e estratégica que esses profissionais possuem para a segurança e a integridade de nossa nação”, declarou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

A capacitação dos controladores dura, em média, quatro anos e é realizada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Após a conclusão da especialização exclusiva na Defesa Aérea, os controladores am a ser identificados pela palavra genérica “LINCE”, seguida de um número que os acompanha de forma vitalícia.

Esses militares são responsáveis por transmitir informações aos pilotos para a execução de medidas de policiamento do espaço aéreo, proteção das fronteiras e socorro em voo a aeronaves civis e militares.

Eles podem atuar nos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), localizados em Brasília, Curitiba, Recife e Manaus; nos Grupos de Comunicação e Controle (GCC); e embarcados na aeronave E-99, do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias