window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

FAB fala sobre problema de GPS que afetou as decolagens do aeroporto Guarulhos na quinta-feira

Imagem: DECEA

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou que a instabilidade de recepção do sinal de GPS pelas aeronaves que operavam no aeroporto de Guarulhos, nas decolagens da cabeceira 10L utilizando o procedimento RNAV, afetou a capacidade dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, do inglês Global Navigation Satellite Systems) destas aeronaves.

As causas do problema estão sendo apuradas pela concessionária que istra o Aeroporto de Guarulhos, com o apoio do DECEA. Uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) foi acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeródromo, com o intuito de investigar as causas do problema.

O DECEA informa, ainda, que dispõe de procedimentos alternativos ao sistema de navegação, permitindo a continuidade de pousos e decolagens sem interrupções.

Devido ao ocorrido, o fluxo de tráfego aéreo foi monitorado e coordenado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Organização subordinada ao DECEA, para diminuir os impactos causados às operações aéreas.

No de voos do Aeroporto de Guarulhos desta quinta-feira, dia 29, constavam 16 voos cancelados no dia de hoje, sendo a maioria deles da GOL Linhas Aéreas.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Relatório aponta que voo da Delta fez pouso de emergência em...

0
Documento preliminar revela que aeronave precisou retornar ao aeroporto após a decolagem devido à presença de fumaça na cabine e no cockpit.