Os aviões da Força Aérea Brasileira podem voltar mais uma vez a El Arish, no Egito, em mais uma missão humanitária de resgate, só que desta vez de palestinos.

O Aeroporto de El Arish é o mais próximo da Faixa de Gaza e já foi bastante utilizado pela FAB no ado durante a missão de 10 anos do Batalhão Suez, realizada logo após a criação do estado de Israel.
A volta ao histórico aeroporto ocorreu semanas atrás quando um Embraer E190-E1 do Grupo de Transporte Especial, que serve à Presidência da República, levou mantimentos para os atingidos pelo conflito na Faixa de Gaza.
Logo depois, o jato, que tem designação VC-2 na FAB, foi para Cairo onde aguardou a liberação na fronteira aos brasileiros e suas famílias que desejavam sair de Gaza. O resgate foi concluído nesta semana, mas um nova missão pode ocorrer, e apenas para resgatar palestinos, segundo informou a GloboNews e também a Jovem Pan.
O plano agora seria trazer os parentes mais próximos dos brasileiros que foram resgatados esta semana, incluindo a mãe e irmã de Hasan Habee, que ficou conhecido por gravar vídeos do resgate e também foi criticado após uma antiga publicação sua vir à tona, onde ele apoiava a explosão de ônibus civis em Israel.
Esta missão não tem data definida ainda e terá mais trabalho diplomático, já que não são cidadãos brasileiros (ou que têm residência no Brasil) querendo sair, e sim palestinos sem vínculo oficial com o país. Mas a previsão é caso eles sejam autorizados a cruzar a fronteira com o Egito, que a FAB envie novamente um avião para trazê-los ao Brasil.
.@DanielaLima_: Maioria das pessoas da 2ª lista de repatriação brasileira em Gaza é palestina. São parentes dos brasileiros resgatados na primeira leva. Governo prevê dificuldade e consulta Israel sobre novos critérios de resgate.
— GloboNews (@GloboNews) November 16, 2023
➡Assista ao #ConexãoGloboNews com… pic.twitter.com/QOaAOv96Ub