window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Falta de combustível fez motores apagarem no pouso do avião da MAP, diz CENIPA

Segundo informações do The Aviation Herald, o CENIPA (órgão brasileiro de investigação de acidentes) classificou como “incidente grave” e como “falta de combustível” o apagamento de ambos os motores de um avião ATR-72 da companhia aérea brasileira MAP no último dia 16 de setembro.

O turboélice ATR-72-200 da MAP Linhas Aéreas, de matrícula PR-MPY, realizava o voo PAM-5913 de Itaituba, no Pará, para Manaus, com 39 ageiros e 4 tripulantes. Um voo de apenas 480 km.

Enquanto em voo, outra aeronave teve problemas e fez com que o Aeroporto de Manuas fechasse, forçando a tripulação da MAP a alternar para outra localidade.

A opção escolhida foi a volta a Itaituba, e enquanto na aproximação final de Itaituba, o motor esquerdo falhou e a aeronave prosseguiu em voo monomotor até o pouso. Mas, logo depois de pousar, o motor direito também falhou.

O CENIPA informou que a tripulação conseguiu reiniciar o motor direito e taxiou a aeronave até o pátio, e que não houve danos à aeronave. Ainda não há informações sobre se ainda restou algum combustível nos tanques, para definir se faltou combustível ou se algum outro problema impediu que o combustível chegasse aos motores.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias