
As voos cargueiros da Rede Postal Noturna (RPN) têm sido afetadas pela crise que se instalou nos Correios, que têm registrado prejuízos e falhado no pagamento de fornecedores.
Como o AEROIN revelou com exclusividade no início deste mês, as duas companhias aéreas que possuem contrato com os Correios, a Total e a Sideral Linhas Aéreas, já estavam sentindo o impacto do atraso no pagamento pelos serviços prestados.
Agora, esse atraso já está se refletindo nos voos de fato, prejudicando principalmente as entregas mais expressas, como o SEDEX 10. Várias fontes próximas às operações aeroportuárias das grandes capitais informaram ao AEROIN sobre o cancelamento, nas últimas semanas, de uma série de voos cargueiros.
Uma das rotas afetadas é a São Paulo – Porto Alegre, sob contrato da Total, onde um Boeing 737-400F deveria realizar 10 voos (TTL 5678/5679) entre os dias 7 de abril e hoje, dia 10, mas apenas quatro operações foram feitas, como mostram dados da plataforma AirNavRadar e da ANAC.
Já a rota de Florianópolis para Curitiba (voos TTL5680) estava com a mesma quantidade de voos programados para o mesmo período, mas também apenas quatro foram realizados.
Em outra rota, que sai de Salvador, vai para Belo Horizonte (Confins) e depois segue para São Paulo (Guarulhos), estavam previstos 10 voos da Sideral, mas apenas três foram realizados. Situação similar também está presente nas rotas Salvador – Galeão – Guarulhos e Guarulhos – Confins – Fortaleza, todas com menos da metade dos voos previstos sendo realizados de fato.
Até o momento, os Correios não se posicionaram sobre se pretendem regularizar a situação e retomar os voos que estavam planejados junto à ANAC e contratados com as duas empresas aéreas.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.