
O pânico tomou conta no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, na quinta-feira (28), depois que uma família dos EUA tentou levar uma bomba não detonada como lembrança. Vídeos compartilhados nas mídias sociais mostram ageiros fugindo do principal terminal do aeroporto logo após o alarme ser disparado. Ao final, as autoridades finalmente liberaram o objeto e os ageiros foram autorizados a voltar ao aeroporto.
A família estava de férias em Israel e visitou as Colinas de Golã, como parte de sua viagem. A área foi tomada da Síria em 1967 durante a Guerra dos Seis Dias e os resquícios do conflito ainda existem até hoje. Durante sua visita, um membro da família encontrou um projétil intacto e não detonado do conflito e aparentemente decidiu tentar levá-lo para casa nos Estados Unidos como lembrança.
Na chegada ao aeroporto de Tel Aviv, a família mostrou a cápsula aos policiais no posto de segurança, o que, por sua vez, levou a uma resposta de emergência em grande escala. Depois que o caos inicial foi controlado, a família foi liberada e autorizada a embarcar no voo de volta para os EUA sem que nenhuma outra ação fosse tomada.
An hour ago, the discovery of a suspicious object at the Ben gurion Tel Aviv Airport caused fear and panic among hundreds of Zionists present at the airport.
— Qasemebnolhasan (@Qasemebnlhasan) April 29, 2022
O people whose way of facing death makes others laugh, the world is saying DEATH TO ISRAEL. pic.twitter.com/2sZy8IZezI
Considera-se que o aeroporto Ben Gurion possui alguns dos sistemas de segurança mais sofisticados do mundo para proteger ageiros e aeronaves de ataques terroristas. Nos últimos anos, a triagem física de malas e ageiros tornou-se menos intensa, mas Israel tem sido criticado por seus outros métodos de segurança, que incluem o perfil dos ageiros com base em uma variedade de fatores que podem incluir a religião.
De qualquer forma, é interessante ver como se deu a resposta dos agentes de segurança, com um alerta geral pelo aeroporto, levando ageiros a fugirem ou se atirarem no chão, como possível proteção contra estilhaços, caso o dispositivo explodisse.
M.E.N
— Murat SONGÜN (@Sky_3800) April 28, 2022
Israel
1h
Suspicious object in a enger's luggage at Tel Aviv Ben Gurion Airport created panic. pic.twitter.com/UFQf9k9dGF