
A piloto brasileira Tatiana Pedroso Mônico, amplamente conhecida no Brasil todo por seu perfil “Mamãe Piloto” nas redes sociais, celebrou um momento marcante em sua vida e em sua carreira profissional.
Após 15 anos pilotando Boeing 737 na GOL Linhas Aéreas, a profissional foi oficialmente apresentada como a mais nova comandante da companhia, ganhando sua quarta faixa nos ombros.
O momento especial ocorreu no início de um voo, quando a comandante Gabriela Duarte fez o discurso de apresentação, como pode ser visto no vídeo a seguir:
Como visto nas cenas acima, Gabriela disse:
“É um momento muito importante pra gente porque uma colega nossa, que foi recém-promovida a comandante…hoje é o vou de apresentação dela. A Tatiana Mônico. Eu venho aqui pra agradecer porque é um momento pra gente muito importante, sabe?
A nossa carreira é quase um sacerdócio. A gente não vira piloto assim, sei lá, “soprou um vento e quero ser piloto”. Geralmente é um desejo de criança, é uma coisa que envolve a família toda, todo mundo luta por isso. É caro! Tem um investimento muito grande. Nós mulheres…assim, eu que já tenho 50 anos vi muita coisa assim – ela também viu – mas eu, muita coisa de “ah, a gente não quer mulher voando aqui”, sabe? Companhia aérea não, mas na aviação geral, nos aviões pequenos.
Então é uma luta, sabe? Então quando você vê uma colega sua sendo promovida a comandante, que é o ápice da nossa carreira, é uma realização muito grande pra todos nós. A GOL fica muito feliz com isso.
Nós estamos agora com 13, né? Acho que é. Pela última conta que a gente fez, estamos em 13 comandantes e quase 55 pilotos no total. Mulheres, né? Então isso pra gente é uma vitória muito grande, é uma conquista. A gente está em 2% só desse número, no Brasil ainda. Estamos crescendo.
Desejando à Tati uma carreira maravilhosa, brilhante. Céu de Brigadeiro. Que Deus te abençoe. Que você leve as pessoas, os nossos ageiros pro destino. Às vezes pra alternado, tá galera? Às vezes a gente alterna, acontece. Mas com segurança, tá? Com muito carinho, com dedicação, cuidando da aeronave, cuidando das pessoas, cuidando dos nossos colegas comissários. É isso que eu te desejo. Que você tenha uma carreira brilhante, Tati. Tá bom? E abençoada.”
Após a apresentação, Tati fez seus agradecimentos, dizendo:
“Então, gente, hoje eu falo que eu deixo de sonhar e o a viver esse meu sonho. Eu sempre falo que a gente não vira piloto, a gente nasce piloto.
Eu trabalho na aviação há mais de 22 anos, há quase 15 anos pilotando o Boeing 737, e hoje assumindo minha quarta faixa, que é muito mais do que o novo cargo. Hoje eu levo todas as minhas renúncias na cabeça, todos os meus desafios que eu vivi e que eu superei.
Tenho muito a agradecer a Deus, à minha família, aos meus amigos, à comandante Gabriela, que sempre foi minha inspiração desde quando eu entrei aqui na empresa. E eu estou muito grata por ser você, comandante, a estar participando desse momento tão especial na minha vida hoje. Obrigada, gente.”
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.