window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Famoso lançador de foguetes HIMARS é testado no Embraer KC-390

USAF photo by Airman 1st Class Dylan Myers

O sistema lançador múltiplo de foguetes HIMARS foi embarcado pela primeira vez em uma aeronave Embraer KC-390. De fabricação americana, é o mais avançado sistema de artilharia de longo alcance hoje no mundo, montado num caminhão austríaco modificado Steyr 12M18.

O sistema tem capacidade para lançar até seis foguetes de 227 mm numa distância de até 45 quilômetros. Porém, o seu grande diferencial e o que lhe deixou famoso na Guerra da Ucrânia, com as unidades doadas pelos EUA para o exército ucraniano, é o MGM-140 ATACMS, um míssil de 610 mm que é guiado por GPS e que, quando disparado pelo HIMARS tem um alcance de até 300 quilômetros.

Com isto, consegue-se fazer um grande estrago em posições russas a partir de uma posição segura.

USAF photo by Airman 1st Class Dylan Myers

Para a entrega na Ucrânia, têm sido utilizados aviões Boeing C-17 Globemaster, C-130J Super Hércules e até o Antonov An-124. Mas agora a Força Aérea Portuguesa também testou essa capacidade no recém-recebido Embraer KC-390.

No último dia 15 de julho, foi feito um treinamento com uma aeronave KC-390 Millennium da FAP na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha. O 4º Regimento de Artilharia de Campo do Exército Americano e a Força Aérea Portuguesa realizaram o treinamento de carga para testar o HIMARS na aeronave KC-390, visando desenvolver planos de carga válidos, dentro do contexto de interoperacionabilidade da OTAN.

Sargento Hugo da FAP inspeciona HIMARS dentro do KC-390 | USAF photo by Airman 1st Class Dylan Myers
USAF photo by Airman 1st Class Dylan Myers
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias