
O sistema lançador múltiplo de foguetes HIMARS foi embarcado pela primeira vez em uma aeronave Embraer KC-390. De fabricação americana, é o mais avançado sistema de artilharia de longo alcance hoje no mundo, montado num caminhão austríaco modificado Steyr 12M18.
O sistema tem capacidade para lançar até seis foguetes de 227 mm numa distância de até 45 quilômetros. Porém, o seu grande diferencial e o que lhe deixou famoso na Guerra da Ucrânia, com as unidades doadas pelos EUA para o exército ucraniano, é o MGM-140 ATACMS, um míssil de 610 mm que é guiado por GPS e que, quando disparado pelo HIMARS tem um alcance de até 300 quilômetros.
Com isto, consegue-se fazer um grande estrago em posições russas a partir de uma posição segura.

Para a entrega na Ucrânia, têm sido utilizados aviões Boeing C-17 Globemaster, C-130J Super Hércules e até o Antonov An-124. Mas agora a Força Aérea Portuguesa também testou essa capacidade no recém-recebido Embraer KC-390.
No último dia 15 de julho, foi feito um treinamento com uma aeronave KC-390 Millennium da FAP na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha. O 4º Regimento de Artilharia de Campo do Exército Americano e a Força Aérea Portuguesa realizaram o treinamento de carga para testar o HIMARS na aeronave KC-390, visando desenvolver planos de carga válidos, dentro do contexto de interoperacionabilidade da OTAN.

