
A Gulfstream Aerospace anunciou na quarta-feira (12) que o último Gulfstream G650 foi oficialmente concluído. Esta aeronave agora avançará para a próxima fase do processo de finalização nas instalações da Gulfstream em Appleton, Wisconsin, antes de ser oficialmente entregue a um cliente ainda este ano.
“Desde o seu lançamento, o G650 e o G650ER se tornaram o padrão da indústria que todos os outros seguiram, recentemente ultraando a impressionante marca de 1 milhão de horas de voo”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Além dos inúmeros prêmios do programa e dos mais de 125 recordes mundiais de velocidade, as inovações introduzidas no design, na precisão de fabricação e no processo de montagem do G650 abriram caminho para a atual frota de última geração da Gulfstream.”
A Gulfstream recebeu o prestigiado Troféu Robert J. Collier em 2014 pelo desenvolvimento da família de jatos executivos G650, que marcou uma nova era de avanços em desempenho, segurança e eficiência na aviação executiva.
A família de aeronaves alcançou diversas façanhas históricas, como a circunavegação mundial com apenas uma parada em 2015; a realização do voo de jato executivo mais longo e rápido da história, quando o G650ER voou de Singapura para Tucson, Arizona, em 2019; e sua participação na missão “One More Orbit” em 2019, que foi reconhecida pelo Guinness World Records por completar a circunavegação mais rápida da Terra ando pelos polos Norte e Sul.
Na cultura pop, o jato ficou conhecido por ser o nome da música “Like a G6“, do grupo americano de música Far East Movement. O som virou um hit imediato e foi tocado em dezenas de países, inclusive ficando na primeira posição da Billboard nos EUA e na 8º colocação no Brasil.
O G6 da música é referência direta ao jato, destacando que a pessoa está se sentindo tão “alta” e rápida como o Gulfstream. Na época a fabricante americana não havia lançado ainda o G600, que apesar do nome, é um projeto novo e de porte menor, não sendo um descendente direto do G650.
“Embora este seja o último G650 produzido, a alta utilização e confiabilidade da frota garantem que essas aeronaves continuarão a atender clientes por muitas décadas. Como acontece com qualquer aeronave da Gulfstream que conclui sua produção, nossas equipes de e ao Cliente e Gerenciamento de Programas continuarão pesquisando, desenvolvendo e implementando novas tecnologias e atualizações para retrofit, como o Honeywell Primus Epic Block 3, anunciado em julho ado, e a internet de alta velocidade Starlink, anunciada em outubro”, disse Burns.
A lendária família de aeronaves continua a desempenhar um papel ativo nos programas de testes de voo e sustentabilidade da Gulfstream. Equipado com motores Rolls-Royce BR725, o G650 serviu como plataforma pioneira para o primeiro voo da indústria utilizando 100% de combustível de aviação sustentável (SAF), realizado em 2022.

O Gulfstream G800 (acima), totalmente novo e de ultra longo alcance, foi projetado para suceder a icônica família G650, oferecendo maior desempenho, eficiência e conforto de cabine. Com uma impressionante combinação de alcance e velocidade, o G800 pode voar 8.000 milhas náuticas (14.816 km) a Mach 0.85 e 7.000 milhas náuticas (12.964 km) a Mach 0.90. A aeronave é equipada com motores Rolls-Royce Pearl 700 e conta com a avançada asa de alta velocidade e winglet da Gulfstream.
Além disso, o G800 apresenta o premiado Symmetry Flight Deck da Gulfstream e o novo Combined Vision System (CVS), projetado para aumentar a consciência situacional dos pilotos. Com capacidade para acomodar até 19 ageiros, o G800 pode ser configurado com quatro áreas de convivência ou três áreas de convivência com um compartimento para tripulação.
A certificação pela istração Federal de Aviação dos EUA (FAA) está prevista para ocorrer na primeira metade de 2025.
Pela Assessoria de Imprensa da Gulfstream