window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Fim de semana termina em perrengue para piloto que teve avião invadido e furtado nos EUA

Um fim de semana em Nashville terminou mal para um aviador da Geórgia depois que seu avião foi invadido e saqueado, apesar de ter pago a uma empresa para proteger a aeronave. Além disso, Raymond Daniel, o piloto, contou que após o incidente, que lhe custou 12 mil dólares em equipamentos, a ajuda que recebeu foi mínima e a única oferta feita a ele foi um sanduíche.

Segundo matéria do NY Post, no final de abril, Daniel e sua esposa retornaram ao Aeroporto John C. Tune, encontrando seu Beechcraft 24 Sierra, um dos vários aviões invadidos no local. “Minha esposa entrou na aeronave e notou a falta dos aviônicos. Voltamos para dentro da base de operações e eles não pareceram surpresos quando informei que havia um problema. Disseram que outros quatro aviões também foram invadidos”, relatou Daniel a uma emissora de TV local.

Equipamentos de navegação, como o transponder e dois dispositivos GPS, foram roubados do avião. A istração do aeroporto informou ao casal que havia uma filmagem do suspeito escalando a cerca, no entanto, a aeronave estava estacionada fora do alcance das câmeras de vigilância.

Daniel ressaltou que a posição da aeronave não deveria ter sido um problema, uma vez que ele havia contratado um serviço especial da empresa Contour para estacionar e vigiar seu avião durante sua ausência. “Ficamos por conta própria para resolver questões como acomodação, transporte. Não recebemos nenhuma oferta de ajuda deles, exceto por um sanduíche”, lamentou Daniel.

Apesar dos contratempos, Daniel, que é um aviador experiente, conseguiu retornar para casa voando, um trajeto de 444 quilômetros que percorreu em voo visual e com a autorização especial da equipe de controle de tráfego aéreo do Aeroporto Poole Farm, na Geórgia. “Basicamente, voltamos para casa sem rádio ou equipamento de navegação. Voamos usando referências terrestres durante todo o caminho”, explicou Daniel.

A autoridade aeroportuária informou que um suspeito foi identificado e preso no Missouri, dias após o roubo. No entanto, os equipamentos de aviação do casal Daniel ainda não foram recuperados. Até o momento, nem a Contour nem a Autoridade Aeroportuária se pronunciaram sobre o incidente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias