window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Floripa Airport confirma participação em simulado estadual de desastres com mais de 180 municípios envolvidos

Imagem: Floripa Airport

O Aeroporto Internacional de Florianópolis (Floripa Airport) confirmou sua participação no Simulado Geral de Desastres, marcado para o dia 18 de maio. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil (SPDC) e contará com a participação de municípios de diversas regiões do estado, além de órgãos públicos e entidades privadas.

O exercício tem como objetivo testar e aprimorar a capacidade de resposta coordenada diante de diferentes tipos de desastres, como inundações, deslizamentos e vendavais. A atividade é considerada uma das maiores já realizadas em Santa Catarina no campo da proteção e defesa civil.

A confirmação da participação do aeroporto ocorreu durante uma reunião técnica entre representantes da Proteção e Defesa Civil estadual, da Defesa Civil Municipal de Florianópolis e da equipe do Floripa Airport. Na ocasião, foi apresentado o Plano de Contingência do aeroporto, além de detalhes sobre sua estrutura de emergência.

A parceria com o aeroporto é fundamental, pois, em situações de desastre, a mobilidade aérea pode ser essencial tanto para o envio de ajuda humanitária quanto para a retirada de pessoas em áreas de risco”, afirmou o coordenador regional da Defesa Civil, Sargento BM Miranda.

Para o especialista em resposta a emergências do Grupo Zurich Airport Brasil, Diórgenes Peixoto Pereira, a ação integrada é essencial: “A responsabilidade não está apenas dentro do aeroporto; ela tem um impacto em nível nacional. Entendemos a importância da participação, porque a atuação da Proteção e Defesa Civil é essencial em nossas contingências e ocorrências internas.

Segundo o gerente de operações da Defesa Civil Municipal de Florianópolis, Alexandre Vieira, o simulado permite a identificação e correção de falhas antes de eventos reais. “Essa integração com o aeroporto não envolve apenas a comunidade, mas toda uma malha aérea, impactando o turismo e até mesmo as UTIs móveis. O simulado vem justamente para ajudar a resolver esse tipo de problema real.

Até o momento, 183 municípios catarinenses já confirmaram participação, o que representa mais de 60% das cidades do estado. A meta da Proteção e Defesa Civil é envolver todos os 295 municípios, reforçando a importância da criação de protocolos regionais e estratégicos para situações de emergência.

O Simulado acontecerá no dia 18, porém as inscrições dos municípios seguem até o dia 16 de maio. Para participar, é necessário que o município entre em contato com a sua coordenadoria regional de Defesa Civil.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Avião Boeing 737 MAX novo saindo de fábrica

Boeing volta a ganhar ritmo na produção do 737 MAX, diz...

0
Safran elogia retomada da produção do Boeing 737 MAX, mas alerta para atrasos persistentes no fornecimento de motores.