
Equipes de emergência responderam, na noite de sexta-feira (30), a um alerta de “incêndio” no aeroporto internacional de São Petersburgo, na Rússia, envolvendo um Boeing 777-300 da Emirates. O vídeo, compartilhado nas redes sociais, mostrou os bombeiros usando mangueiras para atingir a cauda e a metade traseira do jato.
Segundo fontes locais, os bombeiros descobriram que o incidente estaria ligado a um alerta de fogo na unidade de energia auxiliar (APU) do avião, localizada na cauda do equipamento e que abastece a aeronave em terra antes dos motores serem ligados.
Embora o avião possa ser voado normalmente mesmo com falha na APU, outros sistemas, como energia elétrica, ar condicionado e hidráulica não funcionariam no solo quando ela e os motores estão desligados.
Os bombeiros disseram que o avião não apresentava mais sinais visíveis de danos, apesar dos alertas gerados pelos sensores da aeronave. Com o incidente, o voo EK-176 partiu de São Petersburgo com cerca de seis horas de atraso na manhã de sábado.
Russia: Emirates Boeing 777's engine caught fire as it was preparing to take off to Dubai from Pulkovo airport in Saint Petersburg. If you take a look at Emirates airlines' track record, they have a history of their planes catching fire through the years. pic.twitter.com/nAGieAyCjR
— Igor Sushko (@igorsushko) June 30, 2023