
Durante uma cerimônia de no centro de serviços da fabricante em Farnborough, Reino Unido, no dia 12 de setembro, Svenja Wortmann, diretora-gerente conjunta da DC Aviation, destacou que o jato de cabine ampla será “uma adição perfeita à frota” e dará à empresa uma vantagem sobre os competidores de fretamento na Europa. “Gostamos da ideia de sermos os primeiros no mercado”, afirmou ela.
Embora a Gulfstream normalmente não anuncie clientes lançadores de novos tipos de aeronaves, a DC Aviation é atualmente a única operadora futura nomeada do G400. Este será o quinto Gulfstream da DC Aviation, sendo o primeiro adquirido pela empresa.
A maioria das aeronaves da frota de 34 unidades da empresa, que inclui modelos como o Gulfstream G280, G550 e G650, além de Bombardier Challengers e Globals, Dassault Falcons e Citation da Textron Aviation, pertence a terceiros e está sob contratos de gestão.
O G400 compartilhará a habilitação de tipo com os modelos G500 e G600, mas seu cockpit possui características comuns com os maiores G700 e G800 – os três jatos contam com cabines de voo Symmetry e side-sticks de controle, tornando o G400 atraente como uma aeronave de frota, conforme afirma Swift. A configuração interna da cabine pode acomodar nove, 11 ou 12 ageiros.
A Gulfstream planeja adicionar mais quatro G400 ao programa de testes de voo, que, segundo a empresa, está “progredindo muito bem”. O G400 foi apresentado em 2021 juntamente com o ultra-long-range G800.
A DC Aviation, que se originou do departamento de voos da antiga DaimlerChrysler há 26 anos, também oferece manutenção de terceiros em Stuttgart e Dubai, além de operar uma base fixa em Nice. A empresa possui aeronaves registradas na Alemanha, Malta, San Marino e Emirados Árabes Unidos, onde mantém uma t venture com a empresa de negócios Al-Futtaim, baseada em Dubai.