
Já é possível comprar agens aéreas e voar em jatos brasileiros da Força Aérea Argentina (FAA), que colocou os novos aviões nas rotas da Líneas Aéreas del Estado (LADE), uma empresa aérea operada pela FAA para voos considerados essenciais para a população argentina, em rotas sem interesse das companhias aéreas, mesmo da Aerolíneas que também é estatal.
Anteriormente, os aviões Fokker 28 faziam esta rota, mas estão sendo substituídos gradativamente pelos ERJ-140 que os militares compraram usados de companhias aéreas americanas.
Em 22 de agosto, o primeiro voo da LADE por um jato ERJ-140 foi feito na rota Buenos Aires – Mar del Plata – Bahía Blanca – Bariloche, tanto na ida e na volta, com o avião de matrícula T-95 e batizado de Vuelo del Pampero.
A aeronave está equipada com 44 assentos e foi fabricada em 2014 pela Embraer em São José dos Campos, sendo entregue na época para a American Eagle.
LADE operó hoy su primer vuelo en la ruta Buenos Aires – Mar del Plata – Bahía Blanca – Bariloche y viceversa con un Embraer 140 (T-95) 🇦🇷
— Vuelos y Spotters ✈ (@SpottersArg) August 22, 2024
La aerolínea de fomento de la Fuerza Aérea Argentina suele utilizar los Fokker 28. pic.twitter.com/RRKBOztncJ