window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Força Aérea Boliviana realiza curso de fraseologia padrão com apoio da Missão Técnica Brasileira

Imagem ilustrativa: Força Aérea Brasileira

Na semana de 01 a 05 de julho, o Comando de Segurança e Defesa do Espaço Aéreo (COSDEA), da Força Aérea Boliviana, realizou curso de fraseologia padrão, baseado nas recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Vinte e dois Oficiais Aviadores de diversos esquadrões do País participaram de aulas teóricas e práticas, utilizando os simuladores de Torre de Controle do COSDEA, com exercícios contemplando a aplicação da fraseologia nas línguas espanhola e inglesa.

O Chefe do Estado-Maior, General Juan Jesús Ballester Aguirre, realizou a abertura do curso e destacou o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) por meio da equipe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia (MTAB-Bolívia).

O Brasil possui excelente reputação a nível internacional na prestação dos serviços de controle de tráfego aéreo. O intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os nossos militares e a equipe da MTAB ajuda a elevar o nível do nosso desempenho de forma eficiente, contribuindo, ainda, para uma padronização regional na América do Sul”, afirmou o Oficial-General.

O Assessor Operacional MTAB-Bolívia, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis, apoiou o planejamento do curso e ministrou instrução no primeiro dia de atividades. O Oficial abordou a importância do uso da fraseologia e trouxe algumas orientações gerais sobre a fraseologia inglesa da OACI.

A Organização enfatiza que tanto controladores de tráfego aéreo quanto pilotos civis e militares precisam conhecer e aplicar os termos recomendados pela fraseologia padrão, bem como devem se capacitar continuamente visando a melhor proficiência possível no idioma inglês, uma vez que os documentos publicados pela Organização não são exaustivos, isto é, não englobam todas as situações possíveis”, comentou o Capitão David.

Durante a instrução, foram abordados os documentos da OACI e do DECEA que devem servir de base para o estudo da fraseologia inglesa, bem como os procedimentos de comunicação e a importância de se manter dentro dos termos previstos.

O Capitão David explicou, ainda, os principais tipos de erros de comunicação: sotaque, ambiguidade, multilinguismo, homofonia, pronunciação e expectativa. Por fim, foram reforçadas algumas recomendações de segurança que devem ser observadas durante as comunicações entre controlador-piloto e controlador-controlador.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias