
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou da 31ª Reunião da Força Tarefa Conjunta ADOP-IFPP, realizada de 25 a 28 de setembro no Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha, em Berlim.
Além do Brasil, estiveram presentes representantes da Alemanha, Espanha, França, Itália e Singapura. O evento teve como objetivo a revisão das Superfícies Limitadoras de Obstáculos (OLS).
O Major Especialista CTA Jorge Luís Werneck Nunes, representante do DECEA no encontro, fez a apresentação do trabalho realizado pela Seção de Planejamento de Aeródromos, em colaboração com a Assessoria de Transformação Digital, sobre a funcionalidade do Sistema de Gerenciamento de Processos AGA (SysAGA).
Esse sistema ará a gerar as novas superfícies estabelecidas no Anexo 14 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), denominadas Superfície Livre de Obstáculo e Superfície de Avaliação de Obstáculo, a partir das informações inseridas na página do sistema.
O Oficial também apresentou os sistemas utilizados pela área de aeródromos (AGA) do DECEA, como o Portal AGA e o SysAGA, e explicou o processo legal a ser seguido pelos interessados em realizar uma construção – desde a submissão de intenção ao Comando da Aeronáutica até o recebimento da deliberação final a ser entregue na prefeitura. Essa experiência brasileira segue como proposta para ser incorporada no documento da OACI.
“Mais uma vez o Brasil se mostrou na vanguarda com o tema aeródromos. A possibilidade de compartilhar com os demais países o conhecimento adquirido ao longo desses anos, demonstra que estamos no caminho certo no desenvolvimento de nossos sistemas e nas mudanças normativas realizadas”, avaliou o Major Werneck.
Informações do DECEA
Leia mais: