A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá em breve mais um par de caças Gripen, já que na manhã deste sábado (24) eles estão chegando de navio em Santa Catarina. 5t1m4r

Os caças fabricados na Suécia serão os de números 3 e 4 recebidos pela FAB (além de mais um que está no Brasil com a Embraer para testes), de um total de 36 encomendados e possíveis mais 4 outros que podem chegar à força no futuro (sem contar uma negociação em andamento para mais 26).
O desembarque se dará no Porto de Navegantes, que fica ao lado do Aeroporto Internacional da cidade, com deslocamento do cais até o hangar feito por via terrestre, onde os caças são rebocados por uma rua.
Da última vez, os caças seguiram o mesmo percurso e ficaram no Hangar das Lojas Havan em Navegantes, onde foram preparados para o voo, mas não se sabe se isso ocorrerá desta vez.
De Santa Catarina, os aviões vão voando até Gavião Peixoto, cidade próxima de Araraquara, no interior paulista, onde fica a sede da Embraer Defesa e Segurança e as instalações da SAAB Brasil. Lá eles serão preparados para entrar em operação.

Estes são os caças de série de número 3 e 4. Além deles e dos dois primeiros, há mais um que o Brasil recebeu antes, mas que é um protótipo e realiza voos de testes.
Os dois novos caças estão chegando a bordo do navio Minervagracht, que deverá aprotar no domingo em Navegantes. É possível acompanhar o trajeto em tempo real neste link.