window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Força Aérea começa oficialmente a usar o caça Gripen na defesa aérea do Brasil

Na segunda-feira, 19 de dezembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará uma cerimônia para marcar o início da operação Saab F-39 Gripen no Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar, localizado na Base Aérea de Anápolis. Em outras palavras, significa dizer que o mais novo caça do Brasil será finalmente colocado em ação na defesa do território brasileiro.

No Brasil, a entrada em serviço significa um importante salto qualitativo e tecnológico, sendo alguns dos recursos embarcados inéditos para a FAB. A Força Aérea Brasileira é pioneira na operação da versão de dois assentos, o Gripen F, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Suécia.

Com a junção de um dos mais modernos aviões de caça do mundo com os inteligentes mísseis IRIS-T e Meteor, a FAB a a ter um sistema de defesa nunca visto antes no país, um divisor de águas, pois vai aumentar o poder de dissuasão e oferecer inquestionável superioridade aérea para os pilotos na defesa do território nacional.

A aeronave, que é desenvolvida pela Saab, empresa sueca de defesa e segurança, foi encomendada para a renovação da frota de combate brasileira. Ela possui armas para todos os tipos de ações, a exemplo dos mísseis de longo alcance ar-ar.

“Muitos foram aqueles que, com trabalho e esforço, acreditaram no Programa Gripen, um contrato que se iniciou em 2014, após processo de desenvolvimento de sete anos”, destacou anteriormente o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Atualmente, há quatro caças operacionais em território brasileiros, que carregam os registros FAB-4101, 4102, 4103 e 4104. Os dois últimos estão estacionados em Anápolis, aguardando apenas a segunda-feira para entrarem em ação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias