
A Força Aérea dos EUA revelará seu novo bombardeiro furtivo B-21 Raider na noite de hoje, 2 de dezembro, às 21h20 no horário de Brasília, com transmissão ao vivo no YouTube.
O B-21 Raider foi chamado de “a aeronave militar mais avançada já construída” por seu fabricante, Northrop Grumman. Embora o jato “furtivo “invisível aos radares” seja revelado no evento seu primeiro voo deve ocorrer apenas 2023, de acordo com declarações de um porta-voz da USAF à revista Air Force.
O B-21 Raider foi descrito pela Northrop Grumman como a primeira aeronave de sexta geração do mundo, um termo que descreve seu nível de sofisticação tecnológica em relação a outras aeronaves. Muito permanece desconhecido sobre as capacidades do B-21, e provavelmente será o caso por alguns anos, mesmo depois que o jato fizer seu primeiro voo.
No entanto, alguns detalhes foram divulgados ao público antes de sua inauguração. De acordo com a fabricante, o B-21 contará com recursos avançados de rede, o que provavelmente significa que o bombardeiro furtivo será capaz de coordenar e se comunicar com outros sistemas, incluindo satélites, estações terrestres e outras aeronaves.
center>A característica mais revolucionária do B-21 Raider provavelmente será sua capacidade furtiva (de permanecer indetectável por radares). As tecnologias furtivas estão entre algumas das mais sensíveis e classificadas no arsenal militar dos EUA, então não se sabe muito sobre os sistemas furtivos exatos que o bombardeiro terá. De sua parte, a Northrop Grumman declarou simplesmente que a empresa está “avançando continuamente em tecnologia, empregando novas técnicas de fabricação e materiais para garantir que o B-21 derrote os sistemas inimigos”.
A Northrop Grumman tem atualmente seis B-21 em vários estágios de montagem e teste em sua fábrica de Palmdale. A Força Aérea estimou que cada B-21 Raider com capacidade nuclear custará cerca de US$ 692 milhões para ser adquirido.
The unveiling of our newest bomber, the B-21 Raider, happens today at 8 p.m. EST! See it live: https://t.co/TaMPBBC6yo
— U.S. Air Force (@usairforce) December 2, 2022
Innovative manufacturing techniques & an open systems architecture allow the bomber to integrate new technology as it matures & acclimates to future threats. pic.twitter.com/uXXEy3Nb3w