
A FAP, a Força Aérea Portuguesa, será uma das participantes do principal exercício aéreo da América do Sul, a CRUZEX. A Operação Cruzeiro do Sul – CRUZEX – é realizada pela Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Natal, Rio Grande do Norte, e este ano ocorrerá em novembro.
São esperadas mais de 100 aeronaves do Brasil e de países estrangeiros, estando confirmada também, além da própria FAB, a presença da Força Aérea do Paraguai. Agora, os portugueses também se somam às presenças confirmadas, não apenas com militares, mas também com aeronaves, sendo esperado o envio do seu recém-recebido Embraer KC-390.
É esperada também a presença dos americanos com a USAF (possivelmente com caças F-16 da Air National Guard), dos Chilenos da FACH com F-16, do Uruguai com A-37 DragonFly, do Peru com Mirage 2000 e especula-se a vinda inédita da Suécia com caças SAAB JAS-39 Gripen C.
A 🇵🇹 @fap_pt vai participar no exercício aéreo multinacional CRUZEX 2024 com meios e recursos humanos. O exercício CRUZEX 2024 é organizado pela 🇧🇷 @fab_oficial, e realiza-se em Novembro de 2024 na Base Aérea de Natal (BANT), no Estado do Rio Grande do Norte. pic.twitter.com/XGhbNXdIzL
— Defence 360° (@Defence360) April 17, 2024