
A Lockheed Martin anunciou na segunda ada (03) que a frota global do caça F-35 ultraou a marca de 1 milhão de horas de voo, evidenciando o tamanho e a força do programa do avião de combate furtivo multifunção.
“Atingir 1 milhão de horas de voo é uma conquista monumental para o programa F-35. Isso destaca a dedicação inabalável de nossos pilotos, equipes de manutenção, parceiros da indústria, parceiros internacionais e clientes de vendas militares no exterior”, declarou o Tenente-General Michael Schmidt, Oficial Executivo do Programa Conjunto F-35 Lightning II.
“Este marco não é apenas um testemunho da capacidade incomparável do F-35, mas também da resiliência e compromisso de todos os envolvidos neste programa. À medida que expandimos a frota e aprimoramos as capacidades do F-35, garantimos que os combatentes de hoje e de amanhã tenham a ferramenta mais avançada, confiável e eficaz para proteger nossas nações.”
Ao longo desse um milhão de horas de voo, a equipe do F-35 aprimorou significativamente as capacidades da aeronave, alcançando diversos marcos inéditos na aviação com o caça mais avançado do mundo.
As horas de voo englobam também operações de combate realizadas por todas as variantes do F-35, após o F-35C ter sido implantado em combate pela primeira vez em novembro de 2024, atingindo com sucesso alvos em espaços aéreos contestados, no caso no Iêmen pela Marinha Americana.
Agora, a equipe do F-35 concentra esforços para alcançar o próximo marco de 1 milhão de horas, a serem acumuladas pela frota global, que já conta com mais de 1.100 aeronaves. Essa expansão garantirá que o F-35 mantenha seu papel de supremacia aérea e continue sendo a pedra angular da dominação dos ares, operando em conjunto com outras plataformas de 4ª, 5ª e gerações futuras.
Entre as inovações, destaca-se a capacidade de controlar drones, incluindo a futura frota de Aeronaves de Combate Colaborativas da Força Aérea dos Estados Unidos, a USAF.
Com Informações da Lockheed Martin