
A Vertical Aerospace anunciou na terça-feira, 8 de fevereiro, que irá desenvolver junto à Leonardo um programa para o projeto, teste, fabricação e fornecimento da fuselagem composta de carbono para as aeronaves VX4 eVTOL (elétrica de pousos e decolagem na vertical).
A Vertical e a Leonardo trabalharão juntas na otimização de estruturas compostas leves, design modular, instalação de sistemas e testes estruturais para o co-desenvolvimento da fuselagem da aeronave. O acordo está atualmente em vigor para seis certificações aeronáuticas, até que seja emitida a certificação do VX4.
A aliança também criou a possibilidade de aumentar a produção de fuselagem para 2.000 aeronaves por ano, a fim de atender à demanda existente. A Vertical tem o que acredita ser a maior lista de espera para compra na indústria eVTOL, de até 1.350 aeronaves no valor de US$ 5,4 bilhões.
Os clientes são American Airlines, Avolon, Bristow e Iberojet, incluindo opções de pré-venda da Virgin Atlantic e Marubeni. Através das colocações da Avolon, as companhias aéreas JAL e Gol Linhas Aéreas também receberão o modelo.
A Leonardo possui expertise há muito estabelecida no desenvolvimento e fabricação de aeroestruturas compostas em programas civis e de defesa. A empresa aeroespacial também tem uma relação próxima com a Solvay, um fornecedor estratégico de materiais compostos da Vertical. Ambas as empresas estão desenvolvendo conjuntamente materiais avançados e tecnologias de fabricação que permitirão a produção de alto volume do VX4.
A parceria da Vertical com a Leonardo se baseia em seu importante ecossistema de parceiros, incluindo Rolls-Royce, Honeywell, Solvay, GKN e Microsoft. A Vertical continua a crescer sua equipe de engenheiros experientes e executivos de aviação e espera iniciar o programa de voo de teste do VX4 ainda em 2022.
Espera-se que a aeronave quase silenciosa, totalmente elétrica, tenha um alcance de mais de 160 km e atinja velocidades máximas de até 200 mph (321 km/h). Com capacidade para quatro ageiros, as emissões operacionais zero carbono do VX4 também terão um baixo custo, semelhante ao de um táxi.
Informações da Assessoria de Imprensa