
A Lilium Aerospace, desenvolvedora de aeronaves elétricas com sede em Munique, parece ter conseguido um novo prazo para lidar com sua situação crítica e adiou o pedido de insolvência, prometendo que um investimento essencial deve chegar na próxima semana. A empresa havia alertado seus funcionários em 13 de fevereiro que se não recebesse financiamento de seus apoiadores em até 24 horas, seria forçada a solicitar a insolvência.
No entanto, em um e-mail enviado em 14 de fevereiro, visto pela FlightGlobal, o diretor interino Severin Tatarczyk comunicou a todos os funcionários que “não haverá pedido de insolvência hoje, pois ainda existem caminhos possíveis a seguir.” Não está claro quais opções a Lilium Aerospace está explorando, mas possibilidades incluem a obtenção de um empréstimo ponte.
“No momento em que tivermos mais clareza, iremos informá-los, no mais tardar até segunda-feira,” diz o e-mail. “Sei que isso é mais um atraso frustrante, mas meu foco é a nossa prioridade número um: pagar seus salários e garantir o futuro da Lilium.”
Os funcionários ainda aguardam o pagamento de seus salários de janeiro, que deveriam ter sido depositados até o dia 31 do mês ado, após um investimento prometido não se concretizar conforme o esperado.
A Lilium Aerospace está em processo de aquisição das operações e dos ativos da Lilium GmbH e da Lilium eAircraft GmbH, duas subsidiárias da Lilium NV que estavam à beira do fechamento no período que antecedeu o Natal.
Criada como um veículo por um “consórcio experiente de investidores da Europa e América do Norte” que se comprometeram a injetar €200 milhões (aproximadamente $208 milhões) na empresa, a Lilium Aerospace ainda planeja continuar o desenvolvimento do Lilium Jet.
Contudo, mesmo que os salários de janeiro sejam pagos na próxima semana, um novo desafio financeiro se avizinha no final deste mês, quando os salários de fevereiro também precisam ser quitados.
A Lilium Aerospace optou por não comentar sobre os últimos acontecimentos, deixando sua equipe em um estado de incerteza enquanto aguardam por notícias sobre a tão necessária estabilidade financeira.