
O Aeroporto Internacional de San Francisco, na California, publicou imagens de mais uma operação especial nesse final de semana, quando três caminhões a serviço do corpo de bombeiros foram transportados no porão de carga de um grande avião da era soviética do modelo Antonov AN-124, similar ao que esteve no Brasil na semana ada.
O avião saiu de Atlantic City e cruzou todos os Estados Unidos num voo de 5 horas e 44 minutos, segundo o FlightRadar24, para entregar os caminhões do outro lado do país. Os equipamentos vão ajudar os Bombeiros da costa Oeste a combater o fogo selvagem, que todos os anos castigam a região da Califórnia.
Veja mais umagens no tuíte abaixo, publicado pelo aeroporto de San Francisco:
✈️ THIS is why airports are essential. Yesterday AN-124 arrived at #SFO to deliver 3 🚒, 1 vehicle & 10 firefighters from NJ @sectionb10 to help fight CA wildfires.
— San Francisco International Airport (SFO) ✈️ (@flySFO) September 13, 2020
Thanks to all of the firefighters & responders working across the Western US to fight ongoing wildfires!🔥 pic.twitter.com/5t8f2KCe3H
Antonov 124
O Antonov-124-100 é o segundo maior avião de carga civil do mundo em capacidade e um líder reconhecido no mercado de carga aérea para o transporte de remessas superdimensionadas e super-pesadas. São aviões da era soviética, construídos pela Antonov, empresa que está baseada na atual Ucrânia.
A combinação de características como tamanho do compartimento de carga, alcance de voo e capacidade de elevação sem o uso de equipamento de carregamento especial, permite que o An-124 carregue carga super pesada e superdimensionada de até 120 toneladas na maior faixa de alcance. A cabine de carga pressurizada da aeronave, com seu volume total de 1.050 m³, garante oportunidades para o transporte de diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões, exigindo condições especiais de transporte.
O trem de pouso equipado com 24 rodas permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento.
O Antonov-124-100 possui duas entradas de carga, no nariz e na cauda da aeronave, ambas equipadas com rampas de carga em expansão. Para o carregamento de cargas fora do padrão, a cabine é equipada com dois guinchos elétricos com tração de 3 toneladas cada e 4 guinchos elétricos com capacidade de carga comum de até 30 toneladas.